ApresentaĆ§Ć£o

nova pagina
2020
O Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU-UFRJ – PROARQ, imprimindo continuidade aos encontros científicos internacionais realizados desde 2007, promoveu em 2011 o Seminário Internacional Espaços culturais e turísticos em países lusófonos. À maneira dos encontros anteriores, o seminário refletiu As conexões da teoria, do projeto e da produção arquitetónica, envolvendo o turismo e observando os principais temas de que tratam os estudiosos do ambiente, da história e do património.
Ao fazer o percurso sobre os projetos e as pesquisas desenvolvidas nas regiões lusófonas, os participantes articularam em suas análises as categorias de áreas afins que tratam da organização e das formas do espaço físico e social, enfocando a Arquitetura e o Turismo em relação ao Urbanismo e ao Paisagismo.
A interdisciplinaridade foi o eixo que possibilitou reunir a mais recente produção científica de pesquisadores, docentes e discentes de programas de pós-graduação e de outras entidades de pesquisa. Portanto, o caráter interdisciplinar do Seminário possibilitou a elaboração de análises amplas de conceitos, métodos, técnicas e fatos decorrentes de momentos marcantes para o nosso desenvolvimento físico-espacial e social.
O Seminário Internacional Espaços culturais e turísticos em países lusófonos estruturou-se em grandes áreas e os estudos reunidos nesta publicação correspondem à temática central do evento, agrupando-se em quatro títulos.

Organização
Luiz Manoel Gazzaneo