Cadernos de Morfologia Urbana - Vol I: Os Elementos urbanos

nova pagina
2014

Coordenação: Carlos Dias Coelho

2014
Este primeiro volume dos cadernos é dedicado aos elementos urbanos. Está organizado como uma colectânea de textos temáticos, abordando o tecido urbano e a sua decomposição elementar. Cada artigo trata um dos componentes do tecido a partir de uma sua faceta particular mas exemplificativa, utilizando sempre o desenho como instrumento insubstituível para a leitura e reflexão sobre a forma da cidade.

Recorre maioritariamente ao material recolhido e produzido para a construção do Atlas Morfológico da Cidade em Portugal, projecto de fundo do grupo de investigação FORMA URBIS Lab, cumprindo assim um dos seus principais objectivos que consiste na disponibilização de um corpus de estudo sobre a cidade portuguesa, fundamental para o desenvolvimento de trabalhos sobre as questões da forma urbana.

A obra organiza-se em nove partes, decompondo a cidade em vários estratos de leitura e depois analisa as suas componentes pública e privada. As- sim, são tratados [1] o tecido urbano, como o todo construído; [2] o traçado, como abstracção da for- ma urbana; e [3] a malha, como modelo conceptual de organização do espaço. De seguida explora-se a componente pública do objecto urbano através dos seus dois elementos fundamentais: [4] a rua, elemento comum, e [5] a praça, elemento de excepção. A reflexão sobre a componente privada do tecido é realizada numa abordagem ao [6] quarteirão, como unidade de agregação, [7] e à parcela, como unidade elementar. Por último, realiza-se uma aproximação ao construído através do [8] edifício público e do [9] edifício privado.