ApresentaĆ§Ć£o

nova pagina
2014
O 4º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio (1914-2014) dá continuidade aos encontros de profissionais e estudiosos da Arquitetura, Museologia e Patrimônio organizados, desde 2001, pelo Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O Seminário celebrará o centenário de nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi e da museóloga Lygia Martins Costa. Portanto, a articulação das temáticas e acontecimentos determinantes, personagens e projetos renovadores que envolvem a Arquitetura e a Museologia ao Patrimônio e disciplinas afins, no período de tempo definido entre 1914 e 2014, será o objetivo principal do encontro.

A abrangência das diferentes perspectivas da Cultura na atualidade faz com que o 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio (1914-2014) priorize os temas desses campos disciplinares, destacando que a arquitetura e a museologia são áreas que relacionam a função social dos museus e das cidades ao Estado e ao setor privado.

Além de observar a vida e a obra de Lina e Lygia, os trabalhos a serem apresentados no Seminário deverão abordar conceitos, práticas, acervos e projetos arquitetônicos, museológicos e patrimoniais que foram realizados em espaços históricos e modernos, públicos e institucionais. Desse modo, os diversos aspectos das origens, gerenciamento e promoção das ações museológicas e intervenções urbanísticas e patrimoniais poderão configurar a cena acadêmica e profissional, pretérita e propositiva, representada em ações e projetos modernos e contemporâneos.

O 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio (1914-2014) destina-se a estudantes de graduação e pós, profissionais, estudiosos e pesquisadores. A coordenação e organização do Seminário são de responsabilidade do Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com as seguintes instituições de ensino e de cultura: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad Politécnica de Madrid – UPM, Universidade de Lisboa – UL, e a Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa – AEAULP.

Ao considerar os objetivos acadêmicos do PROARQ e da FAU/UFRJ, os quais aliam ensino, pesquisa e atividades profissionais, e integram os níveis de graduação, pós-graduação e extensão, o 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus será desenvolvido por meio de palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação com apresentações orais e em formato de pôsteres.