23ÂȘ ConferĂȘncia Geral do Conselho internacional de Musues

nova pagina
Agosto 2013
2018
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar em 2013 a 23a Conferência Geral Trienal do Conselho Internacional de Museus (ICOM). A cidade concorreu com Milão e com Moscou. Esse é o principal encontro internacional de profissionais de museus. Para organizar a dinâmica de funcionamento da Conferência, o Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil) está trabalhando em conjunto com as secretarias de Cultura do Município e Estado do Rio de Janeiro, além do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Conselho Federal de Museologia (COFEM), da Associação Brasileira de Museologia (ABM) e de outros representantes de museus brasileiros, juntamente com os presidentes dos comitês internacionais do ICOM.

Objetivos da Conferência:
  • Cooperação entre museus e intercâmbio profissional
  • Difusão de conhecimentos e aumento da participação qualificada do público em museus
  • Formação profissional para museus em diversos níveis
  • Prática e promoção de ética profissional em museus
  • Atualização de padrões profissionais em museus
  • Preservação do patrimônio mundial e combate ao tráfico ilícito de bens culturais
A ideia de trazer a Conferência Internacional do ICOM para o Brasil se construiu não apenas devido a um momento político-econômico favorável do país, mas também na melhoria da situação dos museus brasileiros e de seus profissionais. O rico cenário museológico brasileiro está suficiente maduro para compartilhar experiências profissionais com Museus de todo o mundo. De maneira especial, a comunidade museológica brasileira está ansiosa para compartilhar experiências com as comunidades da América Latina, da Ásia e da África, fortalecendo a promoção do valor do patrimônio cultural e ajudando a melhorar a eficiência e a qualidade dos museus em economias emergentes, que estão se tornando cada vez mais importantes nos cenários regional e global.

A cidade do Rio de Janeiro também agrega valor à proposta. O aumento da promoção e da visibilidade da cidade, devido aos Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, contribuirá para alavancar as inscrições de um público estimado em 4.000 pessoas vindas de mais de 100 países e estados brasileiros. Como atividades culturais anexas à Conferência estão previstas visitas de trabalho a Museus da cidade e a exposições de artes visuais e também eventos de música e de dança. O objetivo é acolher os participantes valorizando a cultura brasileira e mostrando um pouco da sua amplitude a partir de seus museus.

Acessibilidade, democratização e sustentabilidade
A 23ª Conferência Geral do ICOM acolherá todos. Contaremos com infraestrutura para dar acessibilidade aos locais do evento (se necessário), tradutores e recursos de comunicação. A Conferência irá minimizar ao máximo seu impacto ambiental, apresentando consciência na utilização de recursos.