Abertura de inscrições para a primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa 2013

nova pagina
Setembro 2013
2018
Este ano foi declarado Ano da Arquitetura em Portugal e, cada vez mais, assistimos ao reconhecimento de novos talentos portugueses e de projetos de elevada qualidade ao nível nacional e internacional. Apresentar estes e muitos outros ao nível mundial, na perspectiva da imagem em movimento, é o propósito da 1ª edição do ARQUITETURAS FILM FESTIVAL LISBOA – o primeiro festival internacional ibérico de filmes documentais e ficcionais sobre arquitetura.

Este é um desafio que se pretende interdisciplinar e aberto, visando explorar as relações entre a produção audiovisual e a arquitetura.Nesse sentido, temos o prazer de convidar realizadores, produtores de cinema, estudantes, profissionais de arquitetura e film makers em geral, de todas as nacionalidades, para nos enviarem filmes de sua autoria capazes de mostrar uma perspectiva única relativa ao cruzamento da arquitectura com o cinema: documentários ou ficção, curtas ou longas-metragens, animação ou experimental; em tom formal ou informal, sério ou humorístico; que já tenham ganho prémios em festivais ou que tenham acabado de sair da handy-cam.

A primeira edição do Arquiteturas Film Festival decorrerá no Cinema City Classic Alvalade de 26 a 29 de Setembro, 2013. 

A inscrição deverá ser efectuada até 1 de Agosto de 2013.

Clique aqui para fazer o download do regulamento e ficha de inscrição.

Para perguntas, por favor contacte:
Sofia Mourato - Diretora e fundadora
info@doyoumeanarchitecture.com

Festival
O Arquiteturas será o primeiro festival internacional da Península Ibérica, de filmes documentais e ficcionais sobre o tema da arquitetura. O festival será um evento dinâmico orientado em função do cruzamento da Arquitetura contemporânea com outras disciplinas, e da sua valorização e divulgação através do cinema.

Missāo 
A motivação racional para criar este projeto nasce da procura de uma sociedade real, na qual todas as artes toquem a vida quotidiana e onde os habitantes, conectados através de dispositivos espaciais que lhes são aleatórios, encontrem uma resposta aos seus desejos ou necessidades através de um conhecimento mais aprofundado das disciplinas de arquitetura e cinema.

Programa
O programa do festival irá apresentar documentários (longos e curtos) e animações com relevância para a divulgação da obra arquitectónica portuguesa contemporânea, a nível nacional e internacional. As obras internacionais irão debruçar-se numa perspectiva global da arquitetura enquanto instrumento de valorização e promoção cultural de países e cidades. Por outro lado, os filmes ficcionais irão destacar o constante diálogo entre a cidade, espaço e narrativa.O Arquiteturas apresentará filmes com estreias nacionais e mundiais.
Os filmes documentais iram ser repartidos pelos seguintes temas de interesse sócio-cultural: 
  • Ecologia, Sociedade, Utopia, Experimental, História, Património, Biografia, Tecnologia, Design, Novos talentos.
Atividades Paralelas
O público terá oportunidade de conhecer e conversar com realizadores, produtores, desenhadores de cena, arquitetos, etc. que são protagonistas nos filmes, e que se disponham para sessões de perguntas e respostas no final de cada exibição.
-  Conversas informais entre personalidades da área do cinema e arquitetura em que as convergências entre as duas profissões serão analisadas e discutidas.
  • workshops: fotografia de arquitetura, cinema digital, criação manual de maquetes para cinema e arquitetura;
  • visitas guiadas (locais com interesse inerente aos filmes exibidos);
  • Sessão competitiva denominada “Pitxe” que consistirá num projeto de “crowdfunding” no qual 5 estudantes finalistas dos cursos de arquitetura ou cinema (grupo ou individual) apresentam um projeto de baixo orçamento. O público escolherá o vencedor a ser parcialmente financiado.